O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica e deve seguir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o propósito de preparar o aluno para o Ensino Superior. Por isso, é importante entender quais são as áreas do conhecimento desse período escolar e como a escola pode contribuir para o melhor desempenho do aluno, garantindo um bom resultado no Enem e nos vestibulares.
O Ensino Médio está organizado em áreas de conhecimento, em consonância com a BNCC. Nesse cenário, o Ensino Médio do Da Vinci conta com diversos projetos que buscam otimizar o aprendizado do aluno, possibilitando o ingresso nas melhores universidades.
A BNCC e as áreas do conhecimento no Ensino Médio
A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que serve como referência obrigatória para a elaboração de currículos escolares na Educação Básica brasileira. Saiba, agora, quais são as áreas do conhecimento e os estudos e práticas determinados pela BNCC para o Ensino Médio.
As áreas do conhecimento
Os estudantes do Ensino Médio devem desenvolver o conhecimento sobre as seguintes áreas ao longo dessa etapa dos estudos:
- Linguagens e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Vale ressaltar que essas são as áreas cobradas no Enem. Ou seja, é importante que a escola aborde de forma eficiente esses conhecimentos para que o aluno possa ingressar no Ensino Superior.
Estudos e práticas
De acordo com a BNCC, os estudos e práticas necessários aos alunos do Ensino Médio são:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil;
- Arte, especialmente em suas expressões regionais, desenvolvendo as linguagens das artes visuais, da dança, da música e do teatro;
- Educação Física, com prática facultativa ao estudante nos casos previstos em Lei;
- História do Brasil e do mundo, levando em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia;
- História e cultura afro-brasileira e indígena, em especial nos estudos de arte e de literatura e história brasileiras;
- Sociologia e filosofia;
- Língua Inglesa, podendo ser oferecidas outras línguas estrangeiras, em caráter optativo.
Agora que você já sabe quais são as áreas do conhecimento, os estudos e práticas que devem ser explorados no Ensino Médio, conheça os projetos do Centro Educacional Leonardo Da Vinci para auxiliar os alunos em seus planos futuros e conquistas.
Como são trabalhadas as áreas do conhecimento no Centro Educacional Leonardo Da Vinci
O Centro Educacional Leonardo Da Vinci é uma escola em Vitória/ES que oferece o melhor em infraestrutura e abordagem pedagógica aos seus alunos, alidada à opção de estudar em horário integral. Essa estrutura busca potencializar o desempenho dos estudantes, ampliando suas chances para o ingresso no Ensino Superior.
Isso fica mais evidente a cada ano, pois os alunos do Da Vinci são aprovados nas principais universidades do Estado e do Brasil, assim como em universidades do exterior, como Harvard College e Penn State University. Além disso, o Da Vinci já figura por nove vezes como 1º colocado no Enem em nível estadual.
Conheça alguns dos projetos do Da Vinci para otimizar o aprendizado do aluno durante o Ensino Médio.
High School
Como pioneiro no Espírito Santo e um dos primeiros em todo o país, o Centro Educacional Da Vinci proporciona aos seus alunos a possibilidade de concluir o Ensino Médio no Brasil com a obtenção de dois diplomas, o brasileiro e o americano de High School, conferido pela University of Missouri High School.
Dessa forma, o aluno que opta por participar do programa estuda simultaneamente os currículos brasileiro e americano. Portanto, o estudante conta com aulas presenciais conduzidas por professores de língua materna inglesa, dentro do próprio Da Vinci. Além disso, o programa contempla um currículo composto por disciplinas contemporâneas.
Por fim, os alunos do Da Vinci, ao concluírem o curso, podem aderir ao MizzouDirect, um procedimento que permite a admissão direta à University of Missouri, sem a necessidade de SAT ou ACT para a maioria dos cursos, desde que o aluno obtenha GPA 3.2 ou 80% de média.
Projeto Profissões
O Projeto Profissões é uma iniciativa com o propósito de despertar a consciência vocacional dos estudantes, de forma a minimizar os dilemas provocados pela escolha de uma carreira. É um movimento institucional com etapas bem definidas, que funciona por meio da abordagem de especialistas convidados, ex-alunos ou de profissionais da escola.
Dessa forma, os alunos refletem sobre a questão da empregabilidade, têm contato com profissionais de diferentes áreas, que apresentam diferentes trajetórias e perfis, desdobram-se em visitas técnicas a faculdades e empresas, tudo com o objetivo de facilitar suas tomadas de decisão na escolha das suas profissões.
Portanto, o Centro Educacional Leonardo Da Vinci trabalha as áreas do conhecimento propostos pela BNCC para o Ensino Médio e se preocupa com o ingresso dos alunos no Ensino Superior, assim como suas decisões acadêmicas e futuro profissional. Dessa forma, a escola oferece uma gama de programas e projetos com o objetivo de trabalhar os estudos e práticas da Base Nacional Comum Curricular e otimizar o desempenho do estudante.
Sendo assim, no Da Vinci, a aprendizagem das áreas do conhecimento acontece por meio de uma abordagem pedagógica que visa entregar ao aluno todo o suporte necessário para que ele alcance os seus objetivos futuros.
Quer estudar no Da Vinci e conquistar os seus objetivos? Então agende uma visita!