Eu gostaria de saber mais informações sobre o LEONARDO DA VINCI

leia

Ensino Fundamental anos finais: quais os conhecimentos adquiridos?

Por Centro Educacional Leonardo Da Vinci

O Ensino Fundamental anos finais corresponde às séries do 6º ao 9º ano e é o momento de preparação para o Ensino Médio. Por isso, é importante compreender quais os conhecimentos que o estudante deve adquirir nessa etapa da Educação Básica, além de acompanhar o trabalho da escola para potencializar o aprendizado dos alunos.

Sendo assim, conheça as áreas do conhecimento de acordo com a BNCC para o Ensino Fundamental anos finais e como o Centro Educacional Leonardo Da Vinci otimiza a aprendizagem dos estudantes. Confira agora!

As disciplinas do Ensino Fundamental anos finais

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que funciona como referência obrigatória para a elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas das redes de ensino de instituições públicas e privadas. Dessa forma, são determinadas as áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares para o Ensino Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

 O Ensino Fundamental anos finais corresponde ao Ensino Fundamental II e, de acordo com a BNCC, é um momento de fortalecer a autonomia dos estudantes, oferecendo ferramentas e condições para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

 As grandes áreas do conhecimento dessa etapa da Educação Básica são:

  • a área de Linguagens;
  • a área de Matemática;
  • a área de Ciências da Natureza;
  • a área de Ciências Humanas;
  • a área de Ensino Religioso.

 Dessa forma, conheça os componentes curriculares (ou disciplinas) que são relacionados a cada uma das áreas do conhecimento do Ensino Fundamental anos finais.

A área de Linguagens

  • Língua Portuguesa;
  • Arte;
  • Educação Física;
  • Língua Inglesa.

A área de Matemática

  • Matemática.

A área de Ciências da Natureza

  • Ciências.

A área de Ciências Humanas

  • Geografia;
  • História.

A área de Ensino Religioso

  • Ensino Religioso.

 Logo, essas são as disciplinas do Ensino Fundamental II (6ª ao 9º ano), cujo objetivo é contribuir com o delineamento do projeto de vida do estudante, estabelecendo uma relação não somente com os anseios desses jovens em relação ao futuro, mas também com as ações para construir esse futuro e com a continuidade dos estudos no Ensino Médio.

 Agora que você já sabe quais são as disciplinas, de acordo com a BNCC, do Ensino Fundamental anos finais, entenda como o Centro Educacional Leonardo Da Vinci amplia as habilidades de análise e síntese do aluno, proporcionando uma melhor aplicação contextualizada dos conhecimentos adquiridos.

Como o Centro Educacional Leonardo Da Vinci potencializa a aprendizagem dos alunos

O Centro Educacional Leonardo Da Vinci é uma escola em Vitória/ES com uma infraestrutura completa e uma abordagem pedagógica de excelência. Portanto, os alunos do Ensino Fundamental II do Da Vinci contam com diversos diferenciais que potencializam a aprendizagem nessa etapa tão importante da Educação Básica. Conheça, agora, algumas delas.

Middle School Global Leaders

Por meio de uma parceria mantida com a University of Missouri, o Da Vinci oferece aos seus alunos do 6º ao 8º ano o programa Middle School. O programa conta com um currículo produzido pelo College of Education e segue uma metodologia de projetos, além de ser orientado pelos parâmetros curriculares americanos. Dessa forma, o objetivo é desenvolver as habilidades necessárias ao século 21, como a consciência global, o pensamento crítico e a liderança.

 Vale enfatizar que, os alunos que concluem o programa com sucesso, ao fim do 8º ano, recebem o certificado da University of Missouri e se tornam aptos para ingresso automático na High School.

Línguas Estrangeiras

Os alunos do Da Vinci estudam Inglês e Espanhol de forma contextualizada com o universo de origem do idioma, abordando tanto a linguagem oral quanto a escrita. Além disso, as turmas de 7º e 8º ano são niveladas e se dividem em nível Básico e Avançado, com o propósito de dar a cada grupo o suporte mais adequado de acordo com o nível de proficiência do idioma.

A escola também oferece  cursos de Alemão, Francês e Italiano como disciplinas eletivas para os alunos do período Integral, propiciando um conhecimento mais amplo da cultura dos povos nativos, intensificando a habilidade oral e escrita com programas pautados em obras literárias.

Projeto Artista Capixaba

O projeto Artistas Capixabas é realizado com os alunos do 9º ano com a proposta de oferecer aos estudantes um contato mais aprofundado com a vida e obra de artistas capixabas de renome, lidando com diferentes formas de expressão, suportes e técnicas artísticas. Ao final do processo, são montadas exposições com obras cedidas pelos artistas como objeto de estudo e inspiração, além de produções autorais dos alunos, a título de releituras estilizadas.

A interdisciplinaridade como tônica

O conceito de interdisciplinaridade aparece em diversos cenários pedagógicos e culturais do Ensino Fundamental. Dessa forma, os alunos são estimulados a contribuir com diferentes campos do conhecimento e conteúdos que favorecem a aprendizagem significativa. Por isso, o Da Vinci desenvolve atividades com esse propósito, como:

  •  A  matemática  do  corpo  humano,  atividade  que  envolve  as  disciplinas  de  Matemática  e Ciências;
  • Décadas do século XX, trabalho compartilhado entre as disciplinas de História e Geografia;
  • Novo  Arrabalde,  estudo  da  ocupação  urbana  de  Vitória  sob  a  ótica  das  disciplinas  de  Arte, Geografia, História, Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras;
  • Monumentos de Vitória, atividade in loco realizada no centro histórico de Vitória e Enseada do Suá,  que  incentiva  a  ação  cidadã  por  parte  dos  alunos,  com  foco  nos  monumentos  mais importantes,  agregando  contribuições  das  disciplinas  de  Arte,  Geografia,  História,  Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras.

 Além dessas especificidades, o Centro Educacional Da Vinci também oferece aos seus alunos excursões pedagógicas, educação alimentar, olimpíadas acadêmicas, escola de esportes, centro musical, oficinas opcionais, atividades complementares, preparatório SAT, curso de línguas e muito mais.

 Portanto, está claro quais são os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental anos finais de acordo com a BNCC. Além disso, esclarecemos como o Centro Educacional Leonardo Da Vinci potencializa o aprendizado dessa etapa da Educação Básica, proporcionando uma melhor aplicação contextualizada e interdisciplinar do conteúdo aprendido.

 Seja um aluno ou uma aluna do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, agende a sua visita agora mesmo!

Quero agendar uma visita!

Tags: ensino fundamental, ensino fundamental II

Agende sua visita!

Você pode agendar uma visita e falar com nosso time !

Screen Shot 2020-12-15 at 16.50.41