Eu gostaria de saber mais informações sobre o LEONARDO DA VINCI

leia

Do Fundamental II ao Ensino Médio: tudo sobre esse ciclo escolar

Por Centro Educacional Leonardo Da Vinci

O Fundamental II e o Ensino Médio são duas etapas essenciais da Educação Básica, além de muito importantes para o desenvolvimento e o sucesso acadêmico do estudante. Por isso, esse ciclo escolar merece bastante atenção e uma proposta pedagógica capaz de formar um cidadão ético, responsável e protagonista na sua caminhada acadêmica, além de preparar o aluno para as próximas etapas da sua vida, incluindo sua atuação profissional.

Sendo assim, conheça os diferenciais e as práticas pedagógicas do Ensino Fundamental II e entenda como é feita a transição do 9º ano para o 1ª série do Ensino Médio no Centro Educacional Leonardo Da Vinci. Confira agora!

As propostas pedagógicas do Fundamental II

O Ensino Fundamental II, também conhecido como Ensino Fundamental anos finais, corresponde às séries do 6º ao 9º ano da Educação Básica brasileira. Dessa forma, tanto as escolas públicas quanto as escolas particulares em Vitória/ES devem seguir as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para essa etapa de ensino.

Portanto, a grade curricular do Ensino Fundamental II deve abranger os conhecimentos das áreas de Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas. Logo, para atender às demandas da BNCC, desenvolver competências essenciais ao século XXI e preparar o estudante para o Ensino Médio, o Centro Educacional Leonardo Da Vinci, conta com diversas propostas pedagógicas. Conheça, agora, alguns dos diferenciais do Da Vinci para os alunos do Fundamental II.

Línguas Estrangeiras

No Leonardo da Vinci, os estudos de Inglês e Espanhol abordam a linguagem oral e escrita contextualizada em seu universo de origem. Por isso, as aulas de Inglês no Integral integram a aprendizagem do idioma aos conteúdos curriculares estudados pela faixa etária de cada série. Além disso, as turmas de 7º e 8º ano são niveladas e se dividem em Básico e Avançado, com o objetivo de dar a cada grupo o atendimento mais adequado de acordo com seu nível de proficiência no idioma.

Os cursos de Alemão, Francês e Italiano são oferecidos como eletivas para os alunos do Integral, que escolhem uma dessas línguas para um conhecimento mais amplo da cultura dos povos nativos e intensificação das habilidades oral e escrita de interação pela linguagem. Os programas curriculares são pautados em obras literárias, o que contribui não só com o aprendizado do idioma, como também com o desenvolvimento de habilidades como a interpretação de texto, uma área do conhecimento essencial da preparação para o Ensino Médio.

Projetos Culturais

Os Projetos Culturais compõem uma parte diversificada do currículo, dentro do horário das turmas Integrais.. A proposta pedagógica consiste na abordagem de temas diferenciados, para que o aluno tenha contato com sequências didáticas e ampliações culturais, enriquecidas pela contribuição de outros atores além do professor, tirando proveito de saídas intencionais. Os produtos desses projetos são socializados para as comunidades interna e externa, colocando o aluno como protagonista da sua formação e gerando autonomia em suas escolhas futuras.

Algumas disciplinas trabalhadas no projeto são: Gênios da Ciência, Mitologia, Poesia Brasileira, Diversidade Cultural no Espírito Santo,  História e Literatura Capixaba, além de Projeto de Vida, inserido em 2021. Dessa forma, são contempladas as demandas da BNCC e uma melhor preparação para a próxima etapa da Educação Básica.

Projeto Artistas Capixabas

Realizada no 9º ano do Fundamental II, a iniciativa Artistas Capixabas oportuniza aos alunos um contato mais aprofundado com a vida de obra de artistas capixabas de renome, lidando com diferentes formas de expressão, suportes e técnicas artísticas. Ao final do processo, são montadas exposições que reúnem obras cedidas pelos artistas como objeto de estudo/inspiração e produções autorais dos alunos, a título de releituras estilizadas.

Concurso de Redação

O concurso de Redação é um projeto que, levando em consideração a perspectiva cultural da Escola, tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão sobre temas contemporâneos que dialogam com nosso currículo, além de uma oportunidade para concepção de textos de diversos gêneros que potencializam a autonomia criativa dos alunos.

A interdisciplinaridade como tônica

O conceito de interdisciplinaridade está presente em diversos cenários pedagógicos e culturais do Ensino Fundamental, já que os alunos são estimulados a lidar com contribuições de diferentes campos do conhecimento e conteúdos procedimentais/atitudinais que favorecem a aprendizagem significativa.

Projetos de Leitura

Os Projetos de Leitura potencializam a competência leitora por meio de círculos de leitura e fóruns de discussão, abrangendo textos literários e jornalísticos e criando um ambiente de partilha que gera troca de informações, opiniões, interpretações e ampliações.

Middle School Global Leaders

Em parceria com a University of Missouri, o Da Vinci oferece aos alunos de 6º, 7º e 8º ano o programa Middle School. O programa segue uma metodologia de projetos e é orientado pelos parâmetros curriculares americanos. Além disso, os alunos que completam o programa com sucesso recebem o certificado da University of Missouri e se tornam aptos para ingresso automático na High School.

A transição do 9º ano para a 1ª série do Ensino Médio

O momento de transição entre o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio é essencial para a continuidade do desenvolvimento do adolescente e para a sua progressão acadêmica. Sendo assim, é importante contar com uma escola que constrói, ao longo do Fundamental II, uma base sólida das áreas do conhecimento com foco na melhor preparação do aluno para o Ensino Médio.

Por isso, o Da Vinci elabora propostas pedagógicas no Ensino Fundamental anos finais que fortalecem a autonomia dos adolescentes e oferecem condições para o aluno acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação, tudo isso com uma base consolidada das áreas do conhecimento determinadas pela BNCC.

Dessa forma, o aluno do Da Vinci realiza com sucesso a transição do 9º ano para a 1ª série do Ensino Médio, percorrendo a etapa final da Educação Básica como protagonista de seu próprio processo de escolarização, em sintonia com o seu projeto de vida.

Logo, esses são alguns dos diferenciais e práticas pedagógicas do Centro Educacional Leonardo Da Vinci para o Fundamental II e para a preparação da transição entre as etapas de ensino.

Agora que você já aprendeu tudo sobre o Ensino Fundamental II, saiba mais sobre a próxima etapa da Educação Básica. Leia, agora mesmo, sobre Ensino Médio: como é a aprendizagem das áreas do conhecimento?

Quero saber mais sobre aprendizagem no Ensino Médio!

Tags: ensino médio, ensino fundamental II

Agende sua visita!

Você pode agendar uma visita e falar com nosso time !

Screen Shot 2020-12-15 at 16.50.41