Eu gostaria de saber mais informações sobre o LEONARDO DA VINCI

leia

Como é o processo de desenvolvimento cognitivo infantil?

Por Centro Educacional Leonardo Da Vinci

Cognição é a capacidade de processar informações com a finalidade de perceber, integrar, compreender e responder de forma adequada aos estímulos do ambiente. Portanto, é uma capacidade essencial para o ser humano pensar e avaliar como concluir uma tarefa ou uma atividade social. Sendo assim, o desenvolvimento cognitivo infantil é um dos pilares do crescimento intelectual da criança e da autonomia infantil, além de ser fundamental para desenvolver capacidades motoras e emocionais.

Logo, compreenda como é feito o desenvolvimento cognitivo infantil no Centro Educacional Leonardo Da Vinci, uma das escolas particulares em Vitória/ES. Confira agora!

Os espaços de aprendizagem adequados para o desenvolvimento cognitivo infantil

No início de 2020, o Centro Educacional Leonardo Da Vinci recebeu um novo espaço para a prática de brincadeiras e atividades lúdicas para a Educação Infantil. Dessa forma, com a implementação do projeto arquitetônico do Espaço Percorsi, foram inauguradas salas de aula com diferentes estruturas e espaços apropriados para experimentações e realizações de trabalhos. Assim, a modernidade e a inovação desempenham um papel central no cotidiano e aprendizado.

Tudo integra um novo conceito de salas de aula com espaços flexíveis, que podem ser alterados conforme as necessidades e atividades. Esse tipo de ambiente foi pensado para promover a criatividade infantil, permitindo a descoberta de habilidades manuais, incentivando a leitura, as experiências sensoriais e a interação, todos elementos essenciais para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Além disso, a infraestrutura do Da Vinci conta com estação biológica, composta por borboletário, orquidário, herbanário, viveiro de pássaros, aquário de peixes, laguinho de tartarugas, jardim vertical e árvores frutíferas. Ambientes que proporcionam incontáveis aprendizagens que promovem e estimulam o desenvolvimento cognitivo infantil . Tudo isso e mais como o Museu da Escola, espaço dedicado a vivências de ensino/aprendizagem do saber portar-se em visitas a museus de arte, apreciação do belo e muitas outras possibilidades que a observação nos permite.

A importância da educação alimentar para a Educação Infantil

A educação alimentar adequada é essencial para propiciar aos alunos o contato com experiências gustativas e sensoriais, o conhecimento dos alimentos e a aquisição de hábitos alimentares saudáveis, além da formação de bons modos à mesa. Portanto, a educação alimentar desempenha importante papel no desenvolvimento cognitivo infantil, estimulando diversas capacidades motoras e sensoriais, além da consciência social por meio da compreensão de como se comportar à mesa.

Sabendo disso, o Da Vinci mantém um Projeto de Educação Alimentar desde a sua fundação, com cardápios adequados a cada faixa etária, sendo contrário à existência de cantinas e mantendo três refeitórios para seus alunos.

As oficinas opcionais para o Ensino Infantil

Os alunos do Da Vinci contam com oficinas opcionais que propiciam ricas oportunidades de aprendizagem, pensamento e ação com o objetivo de criar espaços para o permanente exercício da criatividade, experimentação e inovação.

No âmbito do Ensino Infantil, as oficinas priorizam o “brincar” com arte (desenho, pintura, técnicas artísticas, produção em biscuit e outras modalidades); a experiência científica e as atividades de narrativas de histórias/dramatizações em línguas estrangeiras. Logo, as oficinas opcionais são um recurso importante para o estímulo da imaginação e criatividade na Educação Infantil.

 O Programa Bilíngue

No Centro Educacional Leonardo Da Vinci, escola em Vitória, desde 2006, a Educação Infantil e o 1º ano do Ensino Fundamental contemplam a qualidade de ensino internacional. Isso porque os alunos do Horário Integral vivenciam 50% das atividades letivas em Inglês e outros 50% em Português. Ou seja, todas as atividades pedagógicas, educacionais e lúdicas são propiciadas nos dois idiomas e ministradas por professores estrangeiros.

Portanto, o Programa Bilíngue proporciona à criança, além do desenvolvimento das habilidades relacionadas à aquisição de um novo idioma em situações de vida real, uma rica convivência com a língua como instrumento intercultural desde o início de sua vida escolar. Sendo assim, o Programa Bilíngue é uma importante ferramenta para o desenvolvimento cognitivo infantil dos alunos do Da Vinci.

O papel da musicalização no desenvolvimento cognitivo infantil

A música está presente em todas as turmas do Ensino Infantil do Centro Educacional Leonardo Da Vinci e é um componente fundamental na formação da personalidade dos alunos, assim como para a imaginação e a criatividade na Educação Infantil.

Assim, com um programa voltado para a experimentação e  vivências sonoras, ministrado por professores especializados, propicia-se aos alunos um contato direto, lúdico e autêntico com o universo musical, uma experiência muito enriquecedora para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Os projetos Institucionais do Centro Educacional Da Vinci

Na Educação Infantil, são trabalhados projetos institucionais com objetivos e conteúdos que atendem às potencialidades/necessidades de cada faixa etária, sempre contemplando a dimensão socioafetiva, a integração entre disciplinas e o desenvolvimento cognitivo. Conheça os projetos:

  • Infantil I Era uma vez… Os três porquinhos

Ampliação das dimensões afetivas e sociais do conhecimento, utilizando-se da Literatura para o desenvolvimento da linguagem oral, expressão corporal, motricidade e socialização.

  • Infantil II Meu corpo… da cabeça aos pés

Reconhecimento do próprio corpo, características físicas e cuidados que deve merecer, além de conscientização para hábitos de higiene e alimentação saudável, levando ao conhecimento de si mesmo, bem como à diferenciação do “eu” em contato com o “outro”.

  • Infantil III Meu nome, minha história

Construção da identidade por meio da história do nome e da família à qual se pertence, com despertar de sentimentos, gostos e preferências que propiciem a progressiva construção da maneira própria de ser e de relacionar-se com outras pessoas.

  • Infantil IV Jogos e brincadeiras

Desenvolvimento progressivo da coordenação dos movimentos e equilíbrio através de jogos e brincadeiras, apropriação de regras, favorecendo o desenvolvimento de habilidades corporais, espaciais, intrapessoais e interpessoais.

  • 1º ano Quem conta um conto… alimenta um sonho!

Construção gradativa das capacidades linguísticas por meio da participação em atos de linguagem e práticas de leitura e escrita, utilizando-se da Literatura como fonte de conhecimento, prazer, imaginação e criatividade infantil.

Portanto, está clara a importância do desenvolvimento cognitivo infantil e como o Centro Educacional Leonardo Da Vinci estimula em seus alunos as capacidades necessárias para a autonomia infantil e outros aspectos cognitivos, essenciais a todos os seres humanos. Dessa forma, o Da Vinci proporciona aos seus alunos a plena capacidade de perceber, integrar, compreender e responder da melhor forma aos estímulos do ambiente.

Quer saber mais sobre o papel da escola no desempenho infantil? Então, leia, agora mesmo, sobre Educação Infantil: a importância no desenvolvimento da criança!

Quero saber mais sobre a importância da Ed. Infantil!

Tags: Educação Infantil

Agende sua visita!

Você pode agendar uma visita e falar com nosso time !

Screen Shot 2020-12-15 at 16.50.41