Eu gostaria de saber mais informações sobre o LEONARDO DA VINCI

leia

Anos iniciais e finais: quais são as séries do Ensino Fundamental?

Por Centro Educacional Leonardo Da Vinci

O Ensino Fundamental dura 9 anos e, portanto, é o período mais longo da Educação Básica. Sendo assim, é natural que existam dúvidas sobre quais são as séries dessa etapa da educação escolar. Além disso, a chegada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe mudanças e a necessidade de atualização das escolas e dos responsáveis pelos alunos.

Por isso, é importante compreender a proposta da BNCC para o Ensino Fundamental nos anos iniciais e finais e garantir que o estudante tenha o melhor acompanhamento educacional nessa fase da vida, que engloba tanto a infância quanto a adolescência.

Logo, compreenda quais são as séries do Ensino Fundamental, como funciona o plano de aula de acordo com a BNCC e quais as atividades pedagógicas aplicadas para os alunos desse período escolar no Centro Educacional Leonardo Da Vinci. Confira agora!

As séries do Ensino Fundamental 1 e 2

Uma vez que o Ensino Fundamental corresponde à fase mais longa da Educação Básica, esse período pode ser dividido em ciclos, por exemplo, anos iniciais e anos finais, ou Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Dessa forma, os anos iniciais referem-se ao Ensino Fundamental I e englobam os alunos do 1º ao 5º ano. Por sua vez, os anos finais referem-se ao Ensino Fundamental II e atendem aos alunos do 6º ao 9º ano.

Sendo assim, a faixa etária dos alunos do Ensino Fundamental I é de 6 a 10 anos de idade, enquanto que a faixa etária do Ensino Fundamental II corresponde às idades de 11 a 14 anos.

Ou seja, o Ensino Fundamental atende desde crianças até adolescentes. Por isso, é um período de grandes transformações, e o aluno passa por diversas mudanças relacionadas ao seu desenvolvimento físico, emocional e social. Logo, a abordagem pedagógica é direcionada para a formação básica do cidadão e o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como instrumentos a leitura, o cálculo, a compreensão dos ambientes natural, social, tecnológico e artístico, além da aquisição de conhecimentos, de habilidades e da formação de atitudes e valores.

Portanto, existem muitas características comuns nas séries dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Porém, o Ensino Fundamental II tem como foco maior o despertar da autonomia e o protagonismo do estudante, preparando-o para o ingresso ao Ensino Médio.

Agora que está claro quais são as séries do Ensino Fundamental I e II, entenda como funciona o plano de aula de acordo com a BNCC para o Ensino Fundamental nos anos finais e iniciais.

O plano de aula, de acordo com a BNCC, para o Ensino Fundamental

Middle School 1

Para o Ensino Fundamental, a BNCC é organizada em grandes áreas do conhecimento e seus respectivos componentes curriculares. Portanto, as áreas do conhecimento desse período escolar são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dessa forma, confira os componentes curriculares de cada uma das áreas do Ensino Fundamental nos anos iniciais e nos anos finais.

Linguagens

  • Língua Portuguesa;
  • Arte;
  • Educação Física;
  • Língua Inglesa.

Matemática

  • Matemática.

Ciências da Natureza

  • Ciências

Ciências Humanas

  • História;
  • Geografia.

Outro ponto importante do plano de aula, de acordo com a BNCC para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, é a alfabetização. A partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular, toda criança deve estar plenamente alfabetizada até o fim do 2º ano.

Atividades pedagógicas aplicadas para os alunos do Ensino Fundamental

O Centro Educacional Leonardo Da Vinci, escola em Vitória/ES, atende às exigências da BNCC para o Ensino Fundamental. Além disso, a escola conta com diversas atividades pedagógicas que visam à otimização do desenvolvimento e do aprendizado dos alunos. Logo, conheça algumas das especificidades do Da Vinci para o Ensino Fundamental I e II.

Ensino Fundamental I

O Centro Educacional Leonardo Da Vinci conta com diversas atividades pedagógicas para os alunos do 1º ao 5º ano, tanto para os estudantes do período semi-integral quanto para os estudantes do período integral.

Ensino de línguas estrangeiras

Para o semi-integral, os alunos do 2º ao 5º ano trabalham o currículo da Língua Inglesa em três aulas semanais. Por sua vez, para o período integral, os alunos têm aulas de Inglês todos os dias da semana.

Programa de incentivo à Lecto-Escritura

O programa de leitura praticado do 1º ao 5º ano propicia não só a aquisição da fluência em leitura, mas também o aprofundamento na leiturização: reconhecimento de formas e conteúdos presentes nas diferentes fontes escritas/visuais. Incentivando, portanto, a interpretação e a extrapolação do texto.

Ciências Sociais e da Natureza

Utilizando-se da Língua (escrita e leitura), da observação de paisagens naturais e de registros em fotos/desenhos, de fontes históricas orais, bem como dos procedimentos de investigação e experimentação in loco, os alunos desenvolvem os conteúdos específicos orientados pela BNCC e participam de projetos produtivos por série.

Olimpíadas acadêmicas

No Da Vinci, são realizadas duas olimpíadas acadêmicas com o Fundamental I: Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Olimpíada Interna de Matemática.

Ensino Fundamental II

Os alunos do 6º ao 9º ano também contam com diversas atividades pedagógicas, e citamos algumas aqui.

Middle school global leaders

Com suporte em parceria com a University of Missouri, o Da Vinci oferece aos alunos do 6º ao 8º ano o programa Middle School cujo currículo segue uma metodologia de projetos e é orientado pelos parâmetros curriculares americanos para o desenvolvimento das habilidades do século 21. Ao completar o programa com sucesso, o aluno se torna apto para ingresso automático na High School.

Concurso de redação

O concurso de redação tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão sobre temas contemporâneos que dialogam com o currículo escolar. Além disso, é uma oportunidade para concepção de textos de diversos gêneros que potencializam a autonomia criativa dos alunos.

Esses são alguns dos muitos diferenciais do Ensino Fundamental do Da Vinci, porém a escola ainda conta com outras especificidades e uma excelente infraestrutura.

Dessa forma, está claro quais são as séries do Ensino Fundamental e como funciona o plano de aula de acordo com a BNCC, além das atividades pedagógicas exercidas pelo Centro Educacional Leonardo Da Vinci.

Conheça o Da Vinci! Faça, agora mesmo, um tour virtual pela escola.

Quero fazer um tour virtual!

Tags: ensino fundamental

Agende sua visita!

Você pode agendar uma visita e falar com nosso time !

Screen Shot 2020-12-15 at 16.50.41